quinta-feira, 2 de junho de 2011

Meu ponto de vista - Parte 1


Oi, é a Sofia. Vou fazer meu primeiro post hoje, mas já vou avisando que só irei postar uma vez por semana no máximo, ao contrário do Thomas, que posta todo dia devido à empolgação ¬¬'

------------- Minha Filosofia ----------------

Pelo que aprendi na escola, a filosofia baseia-se em fazer perguntas ainda sem uma resposta definida, e refletir buscando respondê-las utilizando princípios racionais.

Bom, dentro da minha cabeça, não é bem assim. Na minha opinião, a filosofia vai de cada um. Eu particularmente, não me interesso em saber "de onde viemos" nem "porque estamos aqui". Penso que, se por um acaso alguém, seja quem for, desvendar esses mistérios, nada mudará. Sendo assim, ao envéz de tentar responder perguntas, devemos analisar as coisas nas quais já temos conhecimento e procurar fazer melhor uso delas, obtendo como resultado uma vida proveitosa e satisfatória.

A não muito tempo atrás, minha professora da disciplina de Filosofia mostrou para a turma esta frase: "Não se ensina Filosofia, só se ensina a filosofar", de Kant. De certa forma, concordo com esta frase, e ao mesmo tempo não. Para mim, assim como não se ensina filosofia, também não é possível ensinar a filosofar, pois cada um tem seu próprio modo de pensar e cada um pode ter seu modo de filosofar, também. Acontece que não importando de onde você olhe, a filosofia sempre vai refletir sobre algum assunto. Ela sempre vai fazer você pensar e investigar aquilo a fundo, principalmente quando o assunto é do seu interesse. Por isso, acredito que pode-se ajudar as pessoas a filosofar propondo que elas abram sua mente para algo novo, e a partir daí, se a pessoa estiver interessada, ela pensará por si mesma.

--------------------- No que Acredito -----------------

Eu não sou religiosa, e não acho que exista um ser supremo ou um Deus, e se existir, eu não me interesso em saber (como já disse antes, não acho que isso faria alguma diferença), entretanto, não é sobre religião que quero falar aqui no blog. O que eu gostaria de dizer é que no meu ponto de vista, independente do que as pessoas acreditam, e elas gostando ou não de filosofia, todos tem a liberdade de pensar o que quiserem. E porque estou dizendo isso agora? Porque esse blog é sobre os devaneios, sonhos, imaginação, crenças e coisas que passam pela cabeça minha e do Thomas, acontece que nós dois também temos opiniões diferentes um do outro, então eu só queria deixar isso claro para quem ler não achar que somos como clones ou coisa parecida (kkk). Talvez isso não fosse realmente necessário, mas como me veio à cabeça, eu escrevi XP

-------------------------------------------------

Essas são no momento, as 5 frases de filosóficas que mais gosto (só vou colocar essas que me interessam mais por enquanto e depois irei postar mais algumas):

1º - "Sem a música, a vida seria um erro."
Friedrich Nietzsche

2º - "A esperança é o sonho do homem acordado."
Aristóteles


3º - "Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?"
Confúcio


4º - "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
Aristóteles

5º - "Ter muitos amigos é não ter nenhum."
Aristóteles


E pra finalizar, essa é a tradução de uma das minhas músicas preferidas, chamada "Lacrimosa", da Kalafina (só vou colocar a tradução, pois a música é em japonês, e poderia soar meio estranho para quem não está acostumado a ouvir):


Lacrimosa

O luar que expõe tristeza,
friamente iluminado.
Desespero e o futuro...
que são amigáveis entre si dentro da escuridão.

Transformando o segredo que você me deu em um sinal
eu vou, através do silêncio da noite pálida.

Lacrimosa
uma vez mais, eu quero amar o brilhante mundo deslumbrantemente
que destroçou na distância e desvaneceu.
Esconda seu sonho em seus olhos
até as lágrimas caírem
no seu coração maculado.

O fantasma carrega partes da escuridão
e vai em direção à luz.
A armadilha conhecida como sonhos
atrai-nos em direção as chamas.

Nenhum tipo de grito vai alcançar
o Deus impiedoso acima, no céu.
Lacrimosa…

Nós vamos ser a lenha ardente
e parece que queimaremos o céu algum dia.

Lacrimosa
eu quero amar sem medo o mundo sanguinário
que eu nasci em.
Preferencialmente do que ser perdoado, perdoar e acreditar em mim.
Conte o número de dias lacrimosos
na Terra maculada.
----------------------------------------------------

Semana que vem posto mais! Beijos.

Um comentário:

  1. Bom, eu gostei do post, claro, mas, eu acho que voce nao deve depender da escola, e sim de si mesmo e da literatura que te interessa, novamente, somos pessoas diferentes, e nao partilhamos de ideis exatamente igual, porem, com o mesmo proposito, filosofar e espalhar conteudo de ssu entendimento

    ResponderExcluir